Ah, a internet, queridos, é uma loucura.
A palavra cringe tem aparecido por aí, nesse meio virtual de loucos, já há um tempo. Mas, apenas dias atrás, mostrou o peso — tudo por causa de um tweet. O twitter tem um peso especial nas discussões, fofocas e polêmicas na internet. A coisa se espalha rápido. E o mesmo aconteceu com o cringe, que, uma moça perguntou: o que a geração Z acha cringe que a geração millennial faz?
Mas o que seria cringe?
Vamos lá.
De acordo com o Cambridge Dictionary, cringe é um verbo que significa tanto (1) to suddenly move away from someone or something because you are frightened, quanto significa, na linguagem informal, (2)to feel very embarrassed. Exemplo: I cringed at the sight of my dad dancing.
O primeiro sentido é se afastar, repentinamente, de algo ou alguém porque você está assustado, ou se assustou. O segundo sentido é o que nos interessa, pois é o que mais combina com o que as pessoas jovens têm usado: se sentir envergonhado. Então, basicamente, cringe é o mesmo sentido de vergonha alheia.
O tweet que mencionei antes teve respostas polêmicas. Os adolescentes e jovens de hoje acham que é vergonha alheia falar de pagar boletos, amar tomar café o dia todo, usar emojis amarelos, tomar café da manhã… Umas coisas que, sinceramente, não entendi o porquê.
Aí faço um comentário como uma pessoa formada em Letras: trouxemos a palavra para o uso nosso, mantendo o sentido original, porém, usando como adjetivo, e não verbo. Perceba que no exemplo citado, a frase é Eu fiquei envergonhado ao ver meu pai dançando, algo assim. Aqui, os jovens usam tipo Que cringe! Isso foi cringe. Cringe demais. Que cringe digo eu.
Você, que leu para entender o que é esse tal cringe, também é considerado cringe por não saber o que é cringe. Cringe!
Atualização: usar cringe se tornou cringe.