Assisti Piratas do Caribe: A vingança de Salazar e me deparei com uma coisa que acho horrível: a mudança de um dublador. Sim, eu assisti e assisto filmes dublados. Na primeira respiração de Jack Sparrow eu percebi esse fato que parte meu coração (ou seriam os ouvidos?). Pesquisei e achei uma coisa bem triste, mas calma! O dublador não morreu. Marco Antonio Costa, dublador antes oficial de Jack Sparrow, fez a seguinte postagem no facebook. Coloquei o texto por completo aqui, mas vou deixar o link no final:
Meus amigos e fãs de dublagem, eu venho comunicar que, infelizmente, não dublei o próximo filme da franquia "Piratas do Caribe".
O motivo? Simples. Eu explico.
A Disney muitas vezes paga de 20 a 30 vezes mais para atores "Globais" ou mais conhecidos como "Star Talents" para alguns personagens em seus filmes. Quando foram dublar "Procurando Dory", chegaram a pagar 40 vezes mais do que um dublador recebe para dois "Youtubers", pois segundo a Disney isso promove o filme e atrai mais público.
Bom, sendo assim, quando fui chamado para dublar novamente o Jack Sparrow avisei que só o faria por um cachê diferenciado. Não pedi nada demais. Apenas entre 6 e 7 vezes o valor normal.
A Disney sequer me respondeu. Parece que para a Disney não há o menor interesse em me colocar para dublar o Jack Sparrow.
Eu lamento, mas esta foi uma decisão deles em função de uma "exigência" da minha parte, que julguei ser simples e de fácil resolução.
Eles mostram que não estão nem um pouco preocupados com a manutenção de vozes na dublagem. O melhor exemplo disso aconteceu no filme "Tomorrowland" (da Disney) que tinha George Clooney como protagonista e que foi dublado em São Paulo após eu ter feito um dos trailers na Delart. Na época não me chamaram mesmo sabendo que eu costumo dublar este ator.
Mais um motivo que me incentivou a buscar um pagamento diferenciado deles.
Fazer o que???
A coisa mais bosta na dublagem brasileira infelizmente é essa insistência em colocar pessoas famosas para dublar. Fama não significa talento pra toda e qualquer arte. Whindersson, por exemplo, é um youtuber que eu gosto muito mas que não deveria ter feito dublagem alguma. Imagina a pessoa estudar tanto, fazer vários cursos, se tornar um bom dublador, e na hora ver alguém fazendo o mesmo trabalho dela e ganhando absurdamente mais por isso simplesmente por sua fama? Uma pena essa relato do Marco Antonio, de verdade. Se eu estava irritada com a mudança da voz, agora estou mais ainda.
Ah, fora isso, o filme é muito bom!
Links