Eu quis fazer algo diferente dessa vez e tive essa idéia. Já que sou uma estudante de Letras e todos acharem que estudantes de Letras sabem tudo de gramática, por quê não brincar com isso e colocar alguns erros no texto para vocês acharem? E não esperem nada grotesco como "caza" (que seria erro de ortografia). Tentarei ser sultil.
O engraçado desse "mito" sob os estudantes de Letras é que eu não sou mesmo uma pessoa fã de gramática. Tipo, eu até estudo porquê somos obrigados né, mas quem disse que eu sou capaz de dá uma aula do assunto? Não mesmo! Quando você entra no curso, você meio que precisa escolher a uma área de estudo: lingüística, educação, língua estrangeira ou literatura (prosa ou poesia). E os professores doutores nos assuntos ainda meio que disputam aos novos alunos, querendo trazer eles para suas respectivas áreas.
Desde o início eu já sabia qual era à minha. Literatura foi obviamente um dos principais motivos para mim entrar no curso, seguido de inglês e por último, português. É claro que mesmo não gostando tanto assim de português, agente acaba aprendendo um pouco - tipo, finalmente entendi a transitividade dos verbos (que é um dos erros desse texto), bem como o uso do acento grave (e não crase, como aprendemos em geral).
Tenho muitas dúvidas, e não sei te dizer nada sobre orações coordenadas e subordinadas, sinceramente, eu travo tipo tela azul da morte com esses assuntos, até por que, pasmem: não estudamos gramática em Letras. Curioso, não? E aí temos um looping:
- Não estudamos gramática porquê supostamente já estudamos isso na escola;
- Nas disciplinas pedagógicas, debatemos que o ensino na escola é precário;
- ou seja, não estudamos o que deveríamos na escola, mas ao mesmo tempo já estudamos, tipo quê???
Em fim, isso é realmente bem desanimador. Mais e aí? Achou todos os erros? Vou dizer quantos erros o texto têm: 17
O engraçado desse "mito" sob os estudantes de Letras é que eu não sou mesmo uma pessoa fã de gramática. Tipo, eu até estudo porquê somos obrigados né, mas quem disse que eu sou capaz de dá uma aula do assunto? Não mesmo! Quando você entra no curso, você meio que precisa escolher a uma área de estudo: lingüística, educação, língua estrangeira ou literatura (prosa ou poesia). E os professores doutores nos assuntos ainda meio que disputam aos novos alunos, querendo trazer eles para suas respectivas áreas.
Desde o início eu já sabia qual era à minha. Literatura foi obviamente um dos principais motivos para mim entrar no curso, seguido de inglês e por último, português. É claro que mesmo não gostando tanto assim de português, agente acaba aprendendo um pouco - tipo, finalmente entendi a transitividade dos verbos (que é um dos erros desse texto), bem como o uso do acento grave (e não crase, como aprendemos em geral).
Tenho muitas dúvidas, e não sei te dizer nada sobre orações coordenadas e subordinadas, sinceramente, eu travo tipo tela azul da morte com esses assuntos, até por que, pasmem: não estudamos gramática em Letras. Curioso, não? E aí temos um looping:
- Não estudamos gramática porquê supostamente já estudamos isso na escola;
- Nas disciplinas pedagógicas, debatemos que o ensino na escola é precário;
- ou seja, não estudamos o que deveríamos na escola, mas ao mesmo tempo já estudamos, tipo quê???
Em fim, isso é realmente bem desanimador. Mais e aí? Achou todos os erros? Vou dizer quantos erros o texto têm: 17