Não sei se o título do texto deveria ser esse, mas acho que é o melhor que posso colocar. A dica que eu quero dar não é nada muito mirabolante, mas era uma das coisas que eu inconscientemente fazia e que não me deixavam engordar e que quando parei de fazer, consegui engordar muito rápido.
Claro que tem a ver com o que você come, tipo se você passar a comer muitas massas todos os dias é claro que você vai engordar. Mas tipo, falo sobre comidas normais, do dia a dia. Vou dar o exemplo da minha mãe, que há anos está no limite do peso segundo o IMC e eu estava abaixo do mínimo, mas comíamos as mesmas coisas: a primeira óbvia observação a ser feita é que ela comia mais que eu. Tipo, no almoço, depois que eu terminava, ela repetia. Isso ela cortou de vez, além de colocar menos comida no prato.
Mas a dica principal, que é a que eu fazia e que agora parei: mastigar devagar. Eu mastigava muuuito devagar, enquanto todo mundo terminava de comer, eu ainda tava lá. E eu comia pouco, mas como demorava muito, parecia que tava comendo há horas, eu me cansava e me sentia cheia, mesmo comendo muito pouco. Tempos depois eu vi que essa era a dica pra quem quer emagrecer: comer devagar, pra dar a ilusão de que você tá comendo bastante, ainda que pouco.
Eu parei com isso, e passei a comer um pouco mais rápido - não muito exagerado, e isso de alguma forma ajudou meu metabolismo, porque em pouco tempo eu sinto fome de novo. Atualmente estou com 57kg, dois a mais que o ideal. Então esse texto é uma dica dupla: quem não quer engordar: coma o que você gosta, mas como devagar, pra você se sentir cheio com pouco; e quem quer engordar, coma mais depressa, mas não desesperado, mastigue bem mas rápido.
Quanto a essas regras, acho a vida fica muito chata se você eliminar as comidas gostosas porém gordurosas. Então a melhor coisa é fazer o seguinte: aumente a quantidade de frutas e verduras e tals, e diminua o refrigerante e pizzas e etc. Tipo, ao invés de comer essas coisas todo final de semana, diminua para uma ou duas vezes ao mês, em ocasiões mais especiais. É fato que um hambúrguer enche muito mais que mil bananas, por exemplo, mas você vai ter que passar um pouquinho de fome. Beba água, sei lá. A fome nesse caso é aceitável porque você estará sentindo falta da quantidade, não da qualidade dos alimentos, entende?
Sobre Natal e Final de Ano, você pode não comer besteira alguma durante o dezembro - e até novembro - pra deixar pra comer nessas datas tudo o que não comeu nos últimos dois meses - se é que você não comeu. A questão é disciplina e auto controle.