Provavelmente você já ouviu e viu muitos anúncios ou postagens sobre o tal marketing digital, com promessas de ganho de dinheiro fácil, trabalhando de casa… E se perguntou o que era isso, será que é verdade, e todas as dúvidas naturais diante de algo novo.
Para ir contra a enrolação que há em muito no discurso de quem aparece nessas postagens “ensinando” a ganhar dinheiro com marketing digital, vou direto ao ponto: marketing em inglês tem a ver com mercado, e digital são os meios online que usamos. Basicamente, marketing digital é usar da internet para vender. Simples.
A crítica que faço nesse texto, no entanto, é exatamente pela falta de simplicidade na abordagem das pessoas que vendem cursos e ebooks ensinando a trabalhar com marketing digital.
Há sempre as mesmas frases, repetidas quinhentas vezes, “calma que vou te ensinar, assiste os vídeos que vou explicar tudo” e há uma demora gigante para chegar numa explicação barata que não explica nada. Ou que demora mais que o necessário para enfim “ensinar” alguma coisa.
A verdade é que existem, de forma básica, duas formas de ganhar dinheiro na moda do marketing digital:
Primeiro, vender um produto
Óbvio. Mas que produto? Vamos de exemplos concretos, que é o que carece nesses ensinadores de marketing digital. Você pode vender um produto digital de fato, tipo um curso online, porque a maioria esmagadora dos tais produtos digitais são na verdade uma transferência de conhecimento. Eu, por exemplo, sou professora de inglês. Logo, o produto seria um curso básico, aulas de conversação, tudo que se possa fazer virtualmente (vídeo chamada, emails…). A outra opção é você vender um produto físico e usar das redes sociais para divulgação. Outro exemplo meu são as ilustrações que faço: eu posto no meu Instagram os desenhos que faço, e os interessados entram em contato para encomendar ilustrações personalizadas, que são enviadas por correio. Mas poderia ser roupas, bolo de pote, qualquer coisa física, qualquer produto. As lojas de roupas famosas antes faziam propaganda somente na tv, certo? Hoje em dia toda loja tem um perfil numa rede social para fazer o marketing digital dos produtos. Ficou tudo entendido?
Segundo, programa de afiliados
A
outra forma de ganhar dinheiro é você ser a pessoa que vai divulgar as
pessoas do tópico anterior, por exemplo, e ganhar uma porcentagem a cada
venda. Digamos, se eu fizer um programa de afiliados e você se associar
e trouxer um cliente para encomendar meu desenho, você ganha um certo
valor. Existe várias lojas que fazem isso, você só precisa procurar por
programa de afiliados e escolher um que faça sentido para as pessoas que
te seguem. E aí entram as estratégias que o pessoal que fala de
marketing digital faz tantos cursos, vídeos e ebooks para vender: eu não
poderia, com meu perfil de ilustrações, começar a divulgar produtos
eletrônicos relacionados a computador, por exemplo, porque não é o que
as pessoas que me seguem gostam de ver — elas me seguem pelos desenhos.
Assim, eu poderia divulgar lojas de materiais de arte, não? Isso faz
mais sentido. E aí, entendendo seu público, você consegue mais vendas
para ganhar nas comissões.
Exemplo concretíssimo: sou associada da Amazon e se você clicar no link abaixo e fizer o teste gratuito de 30 dias do Kindle Unlimited, eles vão me dar uns trocados:
Finalizo esse texto dizendo, mais uma vez, que muita gente tem feito mistério do marketing digital e, ao mesmo tempo, colocado isso como uma fonte de riqueza. Existem mais formas desse marketing quando se tem milhares ou milhões de seguidores, é claro. Aí a história é bem diferente. Mas, como sempre, desconfie de promessas que falam de muito dinheiro e pouco trabalho. Quando isso acontece, é sinal de exploração. Nós, trabalhadores, sabemos que não é tão fácil assim ganhar dinheiro justamente.