Fiz uma pergunta no meu Instagram (@lorenaksa) e obtive de quem respondeu quais eram as maiores dificuldades no aprendizado de língua inglesa.
Para quem ainda não sabe, eu sou gradua(n)da em Letras Inglês, e dou aulas há 5 anos. Fiz outra postagem já falando como eu aprendi inglês, se quiser ler está aqui. Assim, vou comentar como enfrentei as dificuldades apontadas por vocês na caixa de perguntas do Instagram:
Pronúncia
Primeiro, uma dica: não escreva a forma de falar tal palavra (ex: speak = ispique). Isso não vai ajudar, acredite.
Mas então, como aprender a pronúncia?
O que eu fiz: Para mim não adiantava repetir a palavra, eu ia esquecer. Mas eu escutava MUITO as músicas em inglês, até hoje. Além disso, eu não tinha impressora em casa, então lotei cadernos e cadernos com as letras das músicas, e assim conseguia decorar rápido. Ao decorar, eu decorava as pronúncias também, então sempre que tinha dúvidas, cantava um trecho de alguma música que continha determinada palavra.
Th (thank you, they, etc.)
Eu segui um pouco a lógica do ponto anterior para aprender esse som, mas é importante dizer que tive uma disciplina de fonética inglesa. Essa combinação de th tem dois sons possíveis, e eles acontecem como se você fosse uma cobra falante, com a ponta da língua no meio dos dentes. Em algumas palavras, th é bem suave e talvez mais difícil (think, thought, thank, both, seventh); já em outras é mais forte, parecido com um D mas ainda como se fosse uma cobra (they, breathe).
Falar como um nativo
Esquece isso. Você é brasileiro, e não tem a menor obrigação de fingir ser nativo de outro lugar. O seu sotaque faz parte da sua identidade. Não vê o jeito que estadunidenses falam português? Dá pra entender, né? Pois é. Foque em entender e se fazer entender.
Speaking/Listening
Eu percebi que existem basicamente três etapas durante a aprendizagem de inglês, que, em geral, seguem essa ordem (foi comigo assim):
Primeiro, a escrita e leitura. Você aprendeu um tanto, e já consegue ler e escrever razoavelmente, consegue se virar com textos e ao redigir mensagens mais curtas.
Segundo, ouvir. Você agora consegue pegar frases soltas, ou as ideias centrais, quando alguém fala.
Último, falar. E aqui acontece um grande trave. Perceba que as outras etapas podem ser realizadas "sozinhas": você lê algo na internet em inglês, ou você ouve uma entrevista no youtube... Mas e falar? Aí é que tá. Não tem como falar sozinho haha. É necessário ter alguém para exercitar a construção de frases e textos mais longos falados, e que volta e meia possa corrigir alguma coisa.
Aqui lanço a braba e disponibilizo práticas de conversação por vídeo chamada com um preço bonzinho.
Chama no direct do instagram.
Leia também