Outro dia postei no Facebook sobre o copo meio cheio ou meio vazio algo que eu nunca tinha parado pra pensar: o fato é que o copo está na metade e ponto!
Se você vai se referir a ele como meio cheio ou meio vazio depende do quanto você quer ou não beber o líquido nele. Se você estiver com sede e o copo só tiver metade de água, com certeza ele está meio vazio.
E nisso se coloca em oposição "fatos" e "opiniões", como sabiamente o filme Divertida Mente coloca a questão desses conceitos se misturarem na nossa mente (pra quem não lembra, é quando a Riley está tentando voltar para a sala de comando pelo trem do pensamento, e duas caixas que continham separadamente os blocos de fatos e opiniões caiem e se misturam os blocos, e aí o amigo imaginário dela diz que não consegue mais saber qual bloco era dos fatos e qual das opiniões, e comenta que eles sempre se misturam).
O fato aqui é que o copo está na metade. Essa é a verdade, e independe da sua opinião. Para certas coisas não há aquele negócio de ponto de vista, como numa imagem que circula por aí em que duas pessoas olham para o mesmo objeto de ângulos diferentes e um vê um círculo e o outro um retângulo, algo assim. E cada um está certo. Claro que não! Eles têm uma visão limitada do objeto, eles precisam desgrudar os pés do chão e dar uma olhada no objeto de todos os ângulos para ver que ele é muito mais do que estavam vendo.
Então, meus amigos, não confundam a sua opinião com fatos, nem empurre aos outros as suas opiniões como verdade. Porque a sua opinião não é necessariamente a verdade.