Correção: como eu estou aprendendo inglês*, mas isso seria muito grande pra um título. Vocês entenderam.
Nesse post, não pretendo dar dicas de aprendizagem, porque tem MUITO disso na internet. Não vejo como eu poderia ser diferente... Só quero compartilhar a minha história pra você ver como foi bem simples.
Os alunos acham que a gente sabe tudo, mas putz, estamos bem longe disso. Eles sempre perguntam: como a senhora aprendeu inglês? Bem crianças (referência a How I Met Your Mother), essa não é uma pergunta muito simples de responder. Quando eu era garota...(pegaram essa referência?) um grupo de missionários americanos fez uma "aliança" com a igreja que eu fazia parte. Desde então, eu tinha uns 7 ou 8 anos, eu quis aprender inglês pra falar com eles. Eu peguei uns livros de inglês e comecei a aprender palavras, as cores, números, bem básico.
Na escola, já adolescente, eu tive aulas sobre a estrutura das frases, tempos verbais, a coisa gramatical. Foi nessa época que comecei a estudar com minha prima e ela era ainda mais fascinada por inglês (e até hoje muito melhor que eu), e nós ficamos viciadas em músicas pop. Lady Gaga, Katy Perry, Black Eyed Peas, Britney Spears, Miley Cyrus... os grandes sucessos de 2008, 2009... A gente pegava as letras na internet (porque tinha acabado de chegar a internet na minha cidadezinha) e aprendíamos, cantávamos...
Aprendi a ler e escrever bem basicamente. Mas falar que era bom nada...
Passei pra Letras Inglês e daí fui forçada a falar porque as aulas de inglês, ora vejam só, eram em inglês! Além dos bons professores, comecei a dar aula no projeto que falei no Sobre. Isso sim, ajudou pra caramba. Então, venci minha vergonha de falar com os americanos, e ano passado, quando os vi, falei horrores com todos, nem falei com os brasileiros ao redor. Foi completamente gratificante.
A questão de tudo isso é empenho. Inglês é completamente útil, falar outra língua é indescritivelmente maravilhoso. Não desanime. É difícil, não impossível.
Ps: Quando eu digo que é difícil estou me sim referindo aos phrasal verbs e aos "th" da vida, especialmente fourth, fifth, sixth... isso é coisa do cão.