Atenção! Esse texto contém altos spoilers sobre How I Met Your Mother! Se bem que a série já acabou faz um tempinho e até vai sair do catálogo da Netflix já... Mas, vamos ao texto?
Essa é uma daquelas séries que termina e você fica de boca aberta. Ou então morto de raiva. Pra quem nunca assistiu, um resumo: o protagonista da história é Ted que conta aos filhos como conheceu a mãe deles (por isso o nome da série, dã!). Os episódios mostram as inúmeras namoradas que o Ted teve, a começar pela Robin, que ele se apaixonou rapidamente, mas ela não queria o mesmo que ele. Casar? Ter filhos? Não. A Robin queria ser uma jornalista de sucesso, a carreira era o mais importante.
Então, Ted tem outros namoros, e está sempre com os amigos Barney (o pegador de mulheres), Marshall (amigos desde a faculdade) e Lily (namorada do Marshall há muitos e muitos anos). A Robin entra pro clube de amigos e depois de um tempo namora o Barney. Sim! E eles casam! A última temporada da série é somente o casamento deles dois.
Durante o todo esse tempo ficamos angustiados por o Ted só sofrer e nunca encontrar a Mãe. Ele volta e meia quer voltar com a Robin, porque ela parecia tão perfeita...! Vez em quando Ted e a bendita Mãe passam perto um do outro, mas nada... Até que na última temporada, ela está no casamento do Barney e da Robin, tocando baixo na banda contratada. E é depois do casamento, com o Ted desolado por seus melhores amigos já estarem casados, que ele finalmente tem a primeira conversa com a mãe, debaixo de uma chuva, debaixo do famoso guarda chuva amarelo.
Aí, nos DOIS últimos episódios, vemos os anos passar rapidamente. Barney e Robin se separam, ela quer a carreira e ele volta à vida de mulherengo. Marshall e Lily continuam muito bem com três filhos, eles sempre foram o melhor casal da série. Ted acompanha a Mãe, agora tem o nome de Tracy, até o fim dos dias dela. Sim, ela morre.
E aí o Ted termina "e foi assim, crianças, que eu conheci a mãe de vocês". Mas é aí que ficamos mais chocados. Os próprios filhos concluem que toda essa história não era sobre como ele conheceu a mãe deles, mas sim como ele estava apaixonado (ainda) pela Robin e queria a aprovação dos filhos para sair com ela. A série termina com a mesma cena romântica do início, em que Ted chama Robin no prédio dela, e ela espia pela janela, cercada por seus cinco cachorros, e o Ted mostra outro ícone famoso: a trompa azul.
Aí, meus amiguinhos, percebemos que fomos enganados. Eu gostei do final porque na verdade não achei a Tracy tão legal assim. Eu sou muito mais Robin, sempre fui! Mas o que a série te faz perceber é que o Ted não tem somente um único "amor da minha vida". Inicialmente a Robin aparece como a mulher dos sonhos, mas infelizmente a vida não é como queremos. Mas, mesmo não podendo ficar com a Robin, ele conhece outra mulher também maravilhosa, com quem vive feliz por um número de anos, e tem filhos e blá blá. Assim, a gente pode parar de se sentir mal porque não demos certo com a nossa Robin porque existe uma Tracy, saca? Existe outro "amor da sua vida".
Além do mais, o melhor casal da série é Lily e Marshall, feitos um para o outro! Na vida há muitas possibilidades. Se você não deu certo com uma pessoa, acalme-se, existem mais de outras sete bilhões - e aumentando.