Eu sempre disse que não gosto de poemas. Continuo mantendo minha opinião, mas existe um, único, que desde o primeiro verso eu fiquei sem palavras. Não era um poema como tudo o que eu tinha lido até então.
Faço essa disciplina chamada Literatura e Cinema, e uma das atividades foi assistir o filme Uivo (2010), com James Franco, e depois ler o poema "Uivo", de Allen Ginsberg, afinal o filme é sobre o poema e o poeta e toda a confusão que envolveu os dois na época da publicação. Super recomendo o filme, aliás.
O poema é só você pesquisar na internet que você acha, ele é bem longo. Mas essa primeira frase (verso, eu sei), já me chamou atenção porque eu confesso que estava esperando mais um poema meloso, cheio de palavras bonitinhas, mas esse não. Muito pelo contrário. Palavras feias, xingamentos, coisas nojentas, verdades, franqueza, honestidade, grito, uivo. Se você não é cheio de frescuras, vai gostar. Se até eu gostei! Pesquise por ele agora mesmo, faça esse favor a si mesmo! Ou melhor, deixo o link aqui pra você: www.lpm.com.br/livros/Imagens/uivo.pdf