Três momentos da minha vida que me rendem muitos pensamentos: quando tô no ônibus, no banho, e antes de dormir. Em um desses momentos, pensei o seguinte:
Imagina que digo a alguém que existe determinada loja perto de onde ele mora - e essa loja nem faz pouco tempo que está ali. E daí ele: "não! Tu viu errado. Moro ali há 10 anos e nunca vi essa loja". Tento discutir, mas desisto, porque a pessoa julga ter mais conhecimento sobre o próprio bairro e até você, que lê, tende a concordar.
Mas é aí que tá. Você está acostumado com o ambiente. Imagine agora que você escreveu um texto, e já revisou várias vezes mas não consegue ver erro algum. Então você pede que alguém veja, e aí a pessoa acha alguns errinhos e tal.
O que você entendeu até agora? Espero que isso: quando você está acostumado a algo, não consegue mais ver detalhes, sua visão está congelada, às vezes é preciso que alguém de fora observe pra você. É igual alguém que tem me visto nos últimos anos, e se acostumou com meu ganho de peso gradativo, contra alguém que faz 5 anos que não me vê, e agora que vir, vai notar a diferença gritante.
A gente se acostuma aos cenários. Nos tornamos cegos. Precisamos descer do orgulho e aceitar as observações das pessoas que estão de fora.