Enquanto eu me maquiava para sair, pensava num novo texto pro blog. “Hum, posso usar um dos textos antigos”, pensei, “os dos blogs antigos. Pelo menos os que forem bons, e tenho que analisar antes a minha escrita, espero que eu tenha melhorado. O que não melhora com o tempo, estraga”. E daí parei de repente a maquiagem, me olhei por segundos no espelho e fiquei pensando sobre a frase que tinha acabado de formular, e no quanto ela significava e em quantas coisas ela fazia um sentido absurdo.
Geralmente, quando estamos em qualquer coisa desconfortável - um relacionamento (namoro ou amizade) que não vai bem, um curso que parece infrutífero, um emprego que parece nada a ver com você, e uma infinidade de escolhas que fazemos e depois percebemos que não está tudo bem. Você pensa “Não, mas com o tempo vai melhorar” “É só uma questão de tempo”. E ficamos presos em situações desagradáveis.
Tá, as coisas podem sim melhorar com o tempo. Mas nem sempre. E o efeito é exatamente o contrário de melhorar. Como saber se algo vai realmente dar certo com o tempo? Como saber se alguma coisa aparentemente fadada ao fracasso vai ser curada com o tempo?
Não tem como saber, simplesmente. Às vezes temos sinais, às vezes somente a intuição - e que pode errar e nos decepcionar, fazendo com que você se arrependa totalmente do que escolheu, acreditando ser melhor. Mas e aí? A vida é isso, você nunca sabe o que vai acontecer. Mas uma coisa eu te garanto: o que não melhora com o tempo, estraga. Tipo frutas né? Às vezes a danada estraga mas não amadurece, tipo umas pessoas...