Eu já ouvi muito as pessoas falarem que mudaram depois de entrar na universidade (especialmente na federal). Eu mesma confesso que mudei bastante, mas foi por causa da universidade mesmo?
Antes de ler o texto você deve ter pensado "é claro!", e provavelmente você que fez essa afirmação nem deve ser estudante de uma universidade federal. Sim, eu mudei muito nesses quatro anos de UFMA, mas não acho que foi a universidade a principal causadora dessa mudança.
Entenda: pessoas mudam. O momento em que geralmente as pessoas vão para a universidade é quando estão saindo da adolescência e entrando na fase adulta, então é ÓBVIO que elas vão mudar bastante, às vezes radicalmente. A universidade é um ambiente enorme, cheio de gente diferente, algo totalmente novo do seu convívio anterior. Isso, em geral, abre a sua mente para entender que existem pessoas bem diferentes de você.
Com essa nova percepção de vida, você passa a enxergar as coisas de uma maneira diferente. Então sim, a universidade proporciona a mudança unicamente pela junção dos fatores: você está na idade de transição + um lugar muito diversificado. Se você não estiver em transição ou não se envolver as pessoas da universidade, as chances de você continuar exatamente o mesmo são muito grandes.
Não é a universidade que te muda. É você que se permite mudar.