E aí, entendeu o nome do texto? Se não, vou falar no final. Só não vale pular pro final! Lembro de ter lido alguma vez, em algum lugar, sobre quando, ao falarmos algo, soar de um jeito diferente do objetivado. Por exemplo, fale "pais e responsáveis". Oxi, você chamou os pais de irresponsáveis? Que isso!
Pegou essa? |
Pesquisando sobre o assunto, descobri que isso se chama cacofonia, quando a combinação dos sons não soa algo muito agradável, dando um duplo sentido. Outro exemplo: nosso hino x nó suíno. Outro exemplo que aconteceu comigo foi, dando aula, quis fazer um atividade de grupo e, com a quantidade de alunos, perguntei: "Gente, acho que dá de quatro né?". Pra quê .-.
Lembro também das brincadeiras de crianças que fazíamos com isso. Quem lembra da brincadeira da Jaca Gay? Ou então dá "Quando eu cozinho, meu irmão quer comer também. Mas me diz, se eu cozinho né meu?", ou a outra que levei um tempão pra entender: "tu come cuscuz, eu como com as mãos".
A última que digo: quando era criança e tava na igreja, minha prima Malena percebeu como ficava engraçado um hino que cantávamos que tinha o refrão assim: "No céu, na terra, que maravilha, vai operando o poder do Senhor", conhece? Aí uma das estrofes era "Como até hoje e daqui para sempre". A gente come muito mesmo, né? Ha ha. Você conhece mais exemplos ou brincadeiras de cacofonia?
P.s.: Pra quem não pegou o título do texto é: "cê tenta mas não consegue". E a da imagem é (perdão Senhor kk) "que se foda vontade de Deus".