Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Eclesiastes 7:3
Lembro da primeira vez que li esse versículo, anos atrás, e hoje ele apareceu na minha mente novamente (sentiu isso?). Lembro de ter ficado pensando em como a bíblia podia dizer que é melhor chorar do que sorrir. Quando entrei em Letras, lembro de Platão também ter dito algo parecido, dizer que rir muito é coisa de tolos.
Acho que hoje entendo melhor isso, especialmente hoje. Quando você está rindo loucamente, tudo parece estar bem. Quando você está extremamente feliz, não vê o problema das coisas, se sente otimista demais. Tanto que existe o conselho de não fazer promessas quando se está muito feliz.
Por outro lado, quando você está triste, consegue analisar melhor as coisas. Você consegue enxergar a realidade, seu coração se torna mais compreensivo, como diz algumas traduções do versículo acima. Você consegue ser realista. "Ok, existe esse lado bom, mas o lado ruim também se destaca". Você consegue ponderar de forma mais realista, o que não aconteceria se você estivesse com raiva.
Mas perceba que estou falar em estar triste, e não ser depressivo, que são coisas bem diferentes. Pra esse domingo nublado de abril, a minha reflexão que fica é essa.