Em uma das vezes que parei a aula pra dar sermão nos alunos por sua falta de comprometimento com os estudos de inglês, perguntei: "vocês não estão aqui para aprender a falar em inglês?", e um aluno me surpreendeu de maneira decepcionante com sua resposta de caráter claramente duvidoso: "não, eu só quero o diploma!"
notas boas deveriam ser vistas como resultado de um conhecimento verdadeiro |
Me diga você agora: como você vai conseguir o diploma de um curso de idioma sem saber falar o bendito idioma? Ok que em muitos lugares você pode simplesmente comprar esse diploma, mas você, em uma entrevista de emprego, vai dizer que tem diploma, aí o cara da entrevista vai querer ver uma palhinha dessa tal fluência, e aí? Como você vai fazer? Se f*de aí, otário.
Desculpa a linguagem mas esse é um pensamento completamente estúpido. Sinceramente, é preciso ter uma mente muito pequena pra pensar dessa maneira, pra achar que um diploma significa conhecimento de fato. Isso só demonstra, no meu ponto de vista, o quanto a pessoa não valoriza o conteúdo, provavelmente, de coisa alguma, de pessoas e nem de si mesmo.
Por outro lado é um reflexo do modelo do ensino escolar em que ter um boletim com boas notas representa a falsa ideia de que você é um ótimo aluno e tem conhecimento.