Estava falando com um amigo esses dias sobre o vício que ele tem em um certo joguinho online. Numa tarde nublada de domingo, falei o quanto me incomodava e me deixava mal vê-lo perder tanto tempo da vida com isso. Ele ficou calado, mas depois perguntou com qual atividade produtiva ele poderia se ocupar mais, além dos estudos.
"Procura algo pra aprender, sei lá", eu disse. "A internet tá aí pra isso. Volta a estudar inglês, procura algo pra ler. Tanta coisa!". Não sei se ele realmente pensou em algo pra fazer, mas pelo menos ficou mais consciente de seu vício. Então, pensando nisso, vou deixar dicas gerais óbvias com as quais você pode investir (e não passar) o seu tempo livre:
1. Leitura
Literatura é algo sagrado, e não somente falo de literatura literária. Você pode ler notícias, as matérias completas no caso, não só os títulos do link. Quem não adora conversar com alguém bem informado? Até evita de você ficar postando nas redes uma opinião sem fundamento. Você pode também ler artigos de assuntos que gosta, ou dar uma olhada em sites como o Medium. Como dizia uma antiga propaganda da TV Futura, "ler também é um exercício".
2. Produzir
Tá, como assim? Acho que das duas uma: ou você passa a desenvolver melhor algo em que você já é bom, tipo desenhar, aprender técnicas, e tal; ou você pega algo em que tem dificuldade e tenta trabalhar isso, nem que seja pra ver exatamente onde tem dificuldade, tipo cozinhar, que é o meu caso.
3. Ajudar alguém em algo que você é bom
Além de melhorar as suas habilidades, ajudar os outros pode ser bem terapêutico. Você se satisfaz consigo mesmo e, sendo "maneiramente" esperto, pode ganhar uns trocados com isso.
Pra não estender o texto, fico por aqui com essas três dicas básicas. Espero que gostem das dicas e as usem para que você evite perder tanto tempo com futilidades (mas pode perder um tempinho com futilidade ok? Futilidade na medida certa faz bem também, é um relaxamento).