Foi isso que uma mulher gritou. A Ação Global de 2017, aconteceu na UFMA Campus Bacanga no último sábado dia 27 em São Luís. Não participei, mas vi a melhor parte que até daria pra fazer meme!
![]() |
Mulher pulando o muro da UFMA na Ação Global em São Luís |
Cheguei no terminal da Praia Grande às 7:30 e a parada do ônibus Campus 311 tinha metade de São Luís lá. Ao pegar um ônibus lotado depois de um certo tempo, o que acontece pra variar? Engarrafamento, né, óbvio. Ao chegar na UFMA é que a graça acontece!
A portinha que é uma alternativa de entrada na UFMA estava simplesmente impossível de ser utilizada. As pessoas estavam saindo da Ação Global ao mesmo tempo que outras queriam entrar. As pessoas fizeram o que? Começaram a pular o muro! Os comentários que ouvi foram "Alguém devia filmar isso! Isso eles não mostram na propaganda!" e outra mulher gritou "Maldita ação global, era pra cancelar essa merda!" (exagerado mass ok).
Estava um caos. Um policial aconselhou dar a volta e entrar pela entrada principal. Mas era longe demais e seria uma dupla caminhada porque eu teria que voltar para o ponto onde estava. Aí, um pouco depois desse portãozinho, vi idosos, senhoras, e pessoas com crianças de colo pulando o muro. Olhei bem - tirei foto, claro, e decidi pular. Essa foto é da senhora que me fez ter coragem de pular esse murinho:
Dentro da UFMA tinha gente demais e uma chuva ameaçando mas que só caiu quando cheguei no CCH. Fiquei pensando onde é que esse povo todo que tava nessa fila se abrigou da chuva!
E pra finalizar o dia, quando voltei para o terminal, por volta do meio dia, eu estava conversando com dois amigos quando um carinha chegou e falou baixinho: "Posso perguntar uma coisa pra vocês?" "Pode", dissemos. "Vocês querem comprar pedra?" E eu respondi "Não, não, valeu, definitivamente não", aí ele mostrou a mão e de fato ele tinha uma pedra na mão, uma pedra de rua, sabe? A gente ficou tipo "que". Aí ele saiu e depois voltou dizendo: "Era uma pegadinha, olha ali a câmera! Eu gravei pro meu canal no Youtube". Ele falou o nome mas eu realmente não lembro porque ainda estava tentando me recuperar do susto.
Foi um dia épico pra contar para os netos dos outros (porque eu não quero filhos, então não teria netos risos), pra dizer: Já pulei o muro da Universidade e já participei de uma pegadinha meio nada a ver!". Eita Deus, mereço mesmo!