Outro dia eu vi uma postagem da página VDM de alguém contando algo que me fez pensar por dias. No texto, o cara contou um sonho que teve em que um assaltante atirou nele e antes de morrer, ele agradeceu ao assaltante por ter livrado ele dos trabalhos e provas da faculdade.
Daí eu fiquei pensando, até sobre a questão do suicídio mesmo. Tipo, chegamos a uma insatisfação com a vida a ponto de achar "Graças a Deus" que esse assaltante nos livrou das obrigações sufocantes que temos nessa vida moderna.
Acho triste mas bem presente esse sentimento em todos nós. A gente acorda pela manhã já triste com o dia que vamos ter que realizar, ou ainda pelo amanhã, ou pela semana seguinte, o mês, o ano, a vida inteira...
De todos os lados nos cobram terminar a escola, passar no ENEM, entrar logo na faculdade (em um bom curso), se formar no tempo certo, conseguir um emprego com um salário ótimo, formar uma família, tudo antes dos 30 anos, como se as dificuldades que temos pelo caminho pudessem ser facilmente enfrentadas "Ah, se fulano conseguiu, por que tu não consegue?" Porque fulano é fulano e você é você, e eu sou eu, simples assim.
Não sei se um dia a vida vai deixar de ser tão sufocante a ponto de fazer as pessoas pararem de ser obrigadas a desistir da vida por não ver como "vencer", não ver um solução para os problemas. Viver assim não é viver. Essa vida moderna nos mata.