Ironicamente, parabéns a todas as mães! O que vou falar aqui é minha opinião, mas eu não posso deixar de respeitar a escolha das outras mulheres - assim como espero que a minha seja respeitada. Se minha mãe ler esse texto, quero agradecer profundamente por tudo o que ela tem feito por mim, e que eu espero um dia retribuir todo o seu esforço e dedicação o máximo que eu puder.
Mas não posso deixar passar essa data sem falar de maneira mais reflexiva sobre "ser mãe" em nossa sociedade. Desde que me entendo por gente, eu já dizia que não queria ter filhos. Até hoje penso da mesma forma. Meu sonho nunca foi casar e formar uma família. Não quero mesmo ter minha barriga imensa de 9 meses, e muito menos quero ter filhos pra criar. Não acho que necessariamente sejam coisas ruins, claro que não, afinal eu passei 9 meses na barriga da minha mãe, fui um bebê e fui uma criança pra criar. Que bom que ela quis ser mãe, né? Acho maravilhoso quem quer ser mãe, de verdade. Mas eu não quero. As pessoas costumam dizer que eu vou mudar de ideia. É, quem sabe eu mude, não posso afirmar que nunca vou ser mãe. O que eu afirmo que eu nunca quis até o momento em que me encontro.
A questão é que, se você parar pra notar como a sociedade lida com uma mulher de 40 anos que não tem filhos e sempre se dedicou à carreira versus um homem da igual forma, a mulher é vista como incompleta, porque "o filho dá razão à vida de uma mulher", mas o homem é só um cara bem sucedido, não é mesmo? Por que ele não é acusado de ser infeliz por não ser "pai"? Quem já ouviu alguém dizer que a realização da vida de um homem é ser pai?! Ninguém!
Ninguém é obrigado a ser mãe ou pai. É questão de escolha. Acho também que já temos bilhões de humanos suficientes no mundo, não é mesmo? E não é o fato de eu não ter um filho que vai acabar com a humanidade, né? Então, pare de repetir o discurso que o que completa a vida de uma mulher é um filho uma vez que você não usa o mesmo discurso sobre o homem ser pai.
P.s.: Dentro do feminismo, isso é chamado de "maternidade compulsória", caso queira pesquisar mais sobre o assunto.