Se tem uma coisa a respeito de aula que me irrita é a dispersão, principalmente por parte do professor, que dá corda pra aquele pessoal que adora fazer comentários irrelevantes e repetitivos só pra dizer que está participando. Oh coisa que me tira do sério. Aí o tempo da aula passa e eu senti que acordei cedo só pra escutar papo furado.
Um exemplo marcante disso foi em uma determinada aula pedagógica em que eu me distraí propositalmente porque não aguentava mais os devaneios da turma e do professor. Peguei o celular porque perdi a paciência de ouvir cada um ficar contando sobre as escolas que estudaram - casos desnecessários, e reflexões sobre a educação que já cansamos de ouvir.
Quando volto à realidade da aula, adivinha sobre o que estavam falando? "Ah, porque suco de caixa não é tão bom quanto de pacote" "É, minha tia disse isso" "Aham, eu não tomo suco de caixa", e eu wtf??. Aí pra retomar, o professor disse: "ah, porque a má alimentação também influencia no desempenho escolar e blá blá..."
Sério, mano, sério. Conversar por uns cinco minutinhos uma besteira que o assunto da aula puxa é uma coisa, agora perder o resto da aula por causa de conversa idiota é dar conceito concreto a palavra INUTILIDADE. Mas né, fazer o que?